Pagina optimizada para Google Chrome

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora anuncia vencedores a 16 de Abril

estacao_imagem.jpg

O Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Câmara Municipal de Mora, disputado por 190 fotógrafos na primeira edição, em 2010, regressa este ano, com o anúncio dos vencedores e entrega dos galardões agendados para 16 de Abril.


A iniciativa é promovida pela Estação Imagem, associação com sede em Mora e dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, e pelo município local.

Os promotores anunciaram hoje que a entrega dos prémios desta segunda edição decorre a 16 de Abril, no Auditório Municipal de Mora, podendo os fotógrafos inscrever-se a partir de 01 de Fevereiro e até 15 de Março.

A inscrição deve ser feita através da página da Internet da Estação Imagem (www.estacao-imagem.com), onde consta o formulário e indicações, explicou a organização, alertando para a “leitura atenta” do regulamento, que foi alvo de “pequenas alterações”.

O galardão principal da iniciativa, dedicada exclusivamente à reportagem, é o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, a que se juntam outras seis categorias: notícia, vida quotidiana, desporto, artes e espectáculo, ambiente e série de retratos.

Luís Vasconcelos, da Estação Imagem, realçou hoje à Agência Lusa que, devido ao “ambiente de crise económica generalizada”, o orçamento para a competição deste ano foi “reduzido para metade” em relação ao do ano passado.

Sem revelar, para já, valores, o responsável adiantou que os montantes dos prémios também “foram reduzidos”, em função da “drástica redução do orçamento”.

“Mas, apesar de sermos obrigados a esta redução, a participação dos fotógrafos vai ser maciça”, afiançou, explicando já ter contactado “muitos” fotojornalistas que “foram compreensivos” em relação à situação e garantiram que “o valor do prémio não é o mais importante”.
A organização pretende voltar este ano a publicar um livro e a organizar uma exposição com os trabalhos vencedores.


Depois do júri da primeira edição ter sido presidido por Ayperi Karabuda Ecer, vice-presidente do Departamento de Fotografia da Reuters e presidente do júri da edição 2010 do World Press Photo (WPP), esse papel cabe, este ano, a Walter Astrada, fotojornalista premiado nos últimos três anos do WPP.

Ayperi Karabuda Ecer, depois da experiência como presidente, continua a integrar o leque de especialistas que escolhe os laureados.
Laura Serani, diretora do festival de fotografia de Bamako e membro do júri do WPP 2010, Marizilda Cruppe, fotojornalista do jornal brasileiro Globo, fundadora do colectivo EVE e igualmente membro do júri do WPP 2010 e Volker Lensch, editor chefe de fotografia da revista alemã Stern, são os outros membros do painel.

Na primeira edição, além dos laureados nas diferentes categorias, Paulo Pimenta (do jornal Público), venceu o grande prémio, com uma reportagem sobre a linha ferroviária do Sabor.

Fonte: briefing
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...