Depois de, em 2009, esmiuçar ter sido considerada a palavra do ano, em 2010, foi a vez da estridente vuvuzela subir ao pódio
O som fez-nos, em 2010, tapar os ouvidos em desespero, mas o nome que batiza o instrumento mais usado nos estádios de futebol - vuvuzela - acabou transformado em palavra do ano. Isso mesmo concluiu a Porto Editora depois de realizar uma votação online para perceber a evolução da língua portuguesa.
Além de Vuvuzela, outras palavras propostas pelo Departamento de Dicionários da Porto Editora incuiram défice, desemprego, SCUT, rede social, PEC, orçamento, tablet, FMI e mineiro.
Em declarações à agência Lusa, o administrador da Porto Editora, Vasco Teixeira, considerou tratar-se de uma iniciativa que visa "demonstrar que a língua portuguesa é dinâmica e está em constante evolução".
A eleição da palavra do ano decorre já há alguns anos, mas este foi o primeiro em que o vocábulo foi escolhido pelos portugueses. Em 2009 a palavra do ano tinha sido esmiuçar, tornada popular graças a uma rubrica televisiva dos Gato Fedorento.