É apresentado na próxima quarta-feira um novo jornal digital criado à medida do iPad da Apple. O projecto resulta de uma parceria entre o patrão da News Corp, um dos maiores grupos de media norte-americanos e Eddie Cue, vice-presidente da Apple para os serviços online.
A chegada do Daily já esteve marcada mas foi adiada. Desde que surgiram as primeiras informações sobre a publicação, poucos dados foram confirmados e em torno do projecto o que dominam ainda são os rumores.
Estima-se que o modelo de subscrição aplicado ao novo serviço exija dos clientes um dólar por semana para garantir acesso aos conteúdos, mas o valor não é o oficial.
Certa é a proveniência dos conteúdos que serão fornecidos pelo The New Yorker, AOL, The Atlantic e The New York Times. Todas as marcas fazem parte do universo News Corp, tal como acontece com o Dow Jones, The New York Post e The Wall Street Journal, que se especula possam vir também a contribuir para enriquecer de conteúdos o novo projecto.
As dúvidas sobre a viabilidade da publicação, que irá viver à conta de pequenas notícias, ao estilo das que alimentam os jornais de distribuição gratuita, segundo a imprensa norte-americana, permanecem.
Se é certo que a comunidade de utilizadores do tablet da Apple já toca os 15 milhões, também é certo que a disponibilidade de quem usa conteúdos digitais para por elas pagar - com excepção das aplicações - é tímida.
Recorde-se que em 2010 foi anunciada outra revista exclusiva para iPad. A iniciativa é assegurada por estudantes de jornalismo.